
Verlo siempre en Español
Verlo siempre en Español
Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.
Se há um objetivo indiscutível subjacente ao desenvolvimento das Smart Cities, é o de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável da cidade. Não é por acaso que as «cidades inteligentes» são fruto de uma série de avanços inovadores e de soluções tecnológicas integrados num projeto global, com uma finalidade:
Transformar as cidades em espaços mais eficientes, mantendo a harmonia entre a responsabilidade social, a sustentabilidade económica e uma gestão ambiental responsável.
Por trás deste objetivo encontram-se as diversas áreas que reúnem todos esses avanços tecnológicos e ideias inovadoras, que podemos resumir da seguinte forma:
Ainda que haja projetos internacionais de cidades inteligentes, como é o caso de Cantão (China), a Espanha conta com duas claras e respeitadas referências, que funcionam como iniciativas pioneiras nacionais de transformação das cidades atuais em cidades inteligentes: Málaga e Barcelona.
O projeto de Málaga concentrou-se na gestão da energia, com projetos relacionados com a produção distribuída e também com «smart metering». Desta forma, foram integrados no projeto geradores de energia renovável e uma pequena infraestrutura de pontos de carregamento de veículos elétricos, onde se testa a tecnologia V2G («Vehicle to grid»). No que diz respeito à telegestão, além dos telecontadores, foram instalados sistemas de automatização avançados e nos edifícios emblemáticos da zona foram instaladas soluções de eficiência energética, através das quais os mesmos podem monitorizar e controlar o consumo.
No caso da Smart City Barcelona, um dos principais planos de melhoria envolve o veículo elétrico, sendo esta cidade uma das suas grandes impulsoras através de ações como a criação da «ilha de energia Endesa»: o primeiro ponto de carregamento rápido de veículos elétricos inaugurado em Espanha, instalado numa estação de serviço no bairro 22@. Adicionalmente, Barcelona quer dar especial ênfase a tornar as TIC em elementos básicos para a prestação de vários serviços aos cidadãos, tais como a mobilidade ou a administração.